Primeiros Passos    
 

 Minha Carreira » Intercâmbio » Primeiros Passos

 Escolha do País
 Escolha do Curso
 Acomodação
 Dinheiro
 Documentos
 Saúde
 Bagagem
 Ligações Internacionais
 Passagem
 Segurança
 Costumes do País
 Testes Internacionais


Escolha do País

Analise os países que têm hábitos e costumes, condições climáticas e a cidade que melhor se ajusta ao seu perfil.
Verifique também a população, extensão, meios de transporte, custos de vida, tratamento dispensado a estudantes, etc.
Obtenha o maior número possível de informações sobre países de sua preferência.

Escolha do Curso

Procure alguma agência de intercâmbio no Brasil, sua escola de idioma ou o departamento de intercâmbio de sua universidade.
Analise suas necessidades e objetivos com o intercâmbio (se turismo, aperfeiçoamento no idioma, cursos específicos, estágios, etc.).
Verifique a infra-estrutura física e localização da escola, conteúdo acadêmico, qualidade dos professores e atividades extracurriculares oferecidas.
Oriente-se sobre todos os documentos necessários.
Compare os prós e contras dos cursos que simpatizou.

Acomodação

Informe-se de todas as opções da cidade que escolheu.
Casa de família - Você paga pelos serviços prestados e escolhe entre quarto individual ou duplo e que plano de alimentação prefere: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar); meia pensão (café da manhã e jantar); só café da manhã ou sem alimentação, mas com direito ao uso da cozinha.
Residência Estudantil (Campus) - Você se hospeda na escola ou em outro prédio próximo, destinado apenas a estudantes. O quarto pode ser individual, duplo ou triplo, com direito a optar por diferentes planos de alimentação.
Flat ou apartamento - Para morar sozinho ou dividir com outros estudantes, pagando aluguel mensal. Recomenda-se que faça isso pessoalmente, após a chegada.
Albergue - Nos albergues da juventude o custo da estada é muito menor. Alguns fazem restrições quanto ao período da estada e oferecem quartos duplos ou para até 10 estudantes. É interessante também você comprar um Guia de Albergue caso pretenda se hospedar em um.

Dinheiro

Certifique-se do que está e não está incluído nos preços do seu intercâmbio para evitar surpresas.
Verifique todas as transferências de pagamentos às escolas e outras instituições no exterior e as opções de pagamento.
Informe-se sobre o câmbio e taxas extras de serviços, documentos, etc.
Calcule os gastos básicos médios que você vai ter em um mês.
Informe-se em sua agência ou instituição auxiliadora sobre formas de enviar dinheiro para o exterior, em caso de alguma emergência.
Evite levar o dinheiro em espécie, preferindo os travellers cheques pois oferecem maior segurança contra roubo, perda ou extravio, ou os travel money cards, como os do Banco do Brasil e do BankBoston. A troca dos travellers cheques pode ser feita em qualquer banco e casas de câmbio, mediante pagamento de taxa e apresentação do seu passaporte. Faça uma cópia da via de seguro de seus traveller-checks como medida de segurança em caso de roubo. Cartões de crédito internacionais também são bem aceitos e seguros.
Guarde sempre um pouco de dinheiro para as emergências.

Documentos

Informe-se sobre obtenção de passaporte, vistos e vacinas necessários, além de possíveis documentos adicionais.
Para evitar maiores problemas, em caso de perda ou extravio, tire cópia das páginas onde estão sua identificação e o visto, autentique e leve na viagem, guardando em local separado do passaporte.
Para obter o passaporte, você levará de 1 a alguns dias na maioria do território nacional.
A maioria dos países exige visto prévio, ou seja, antes de sair do Brasil você precisa tirar o visto. Alguns países exigem visto específico para pessoas que viajam especificamente a estudo.
É interessante obter a Carteira Internacional de Descontos. Existem hoje no exterior mais de mil estabelecimentos credenciados a dar descontos. Você pode economizar logo de saída na sua passagem aérea. Algumas empresas aéreas têm tarifas bastante compensadoras, principalmente para longa duração, para passageiros portadores destas carteiras. Além disso, você pode se beneficiar também com descontos em programas culturais diversos, passagens de ônibus, shows, acomodação (albergues), ligações telefônicas, etc.
Tipos de Carteiras Internacionais de Estudante:
Carteira Internacional de Estudante (ISIC) - Para estudantes de todas as idades.
Taxa, foto 3x4, comprovante de escolaridade, documento de identidade.
Carteira Internacional da Juventude (Go 25) - Para jovens até 25 anos.
Taxa, foto 3x4, documento de identidade.
Carteira Internacional de Alberguista (IYHC) - Para pessoas de todas as idades que pretendem se hospedar em albergues.
Taxas e documentos variáveis.
Informe-se sobre passes de trem se você for para a Europa. Podem ser comprados com antecedência e com descontos.
Para países limítrofes (Convênio Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), os brasileiros podem viajar apresentando somente a carteira de identidade.

Saúde

O seguro-saúde é obrigatório. Se sua família tem plano de saúde, verifique se é válido no exterior. Caso contrário, adquira um, de preferência os que oferecem assistência médico-odontológia. Informe-se na sua agência dos tipos que existem e faça a sua opção. Lembre-se que a cobertura oferecida e as restrições devem estar contidas na apólice. Alguns países exigem que o estudante adquira o plano no Brasil. Para outros é obrigatória a contratação do serviço no país de destino.
Não se esqueça de levar os remédios que você está acostumado a usar ou possa vir a precisar. Se o seu remédio for homeopático, leve junto a receita para evitar problemas com a fiscalização na alfândega.
Saber as doenças de maior ocorrência no país de destino e como são transmitidas é muito importante. Informe-se com seu agente quais as vacinas exigidas e não se esqueça que o prazo mínimo para imunização do organismo varia conforme a vacina.
Quando o fuso horário do país de destino for superior ou inferior a quatro horas em relação ao Brasil, sentimos os efeitos do jet lag, ou seja, dores no corpo, irritação, sono (sem conseguir dormir) e raciocínio lento. São dificuldades de adaptação que geralmente desaparecem em 48 horas. Para diminuir esses efeitos, procure dormir mais cedo alguns dias antes do embarque; durante o vôo, evite bebidas alcoólicas, beba muita água e use sapatos e roupas confortáveis. Ao chegar, durma, faça uma refeição leve na hora apropriada e, se possível, dê uma caminhada.

Bagagem

Nos vôos para países da Europa e da América do Sul o limite de bagagem por passageiro é de 20 quilos, independente do número de volumes. Já para América do Norte e Oriente (via EUA) são permitidos 2 volumes de até 32 quilos. Para Ásia e Oceania, dois volumes de até 23 quilos cada. Verifique os dados com sua companhia aérea.
Não se esqueça de identificar todas as bagagens (externa e internamente) com nome e endereço completos.
Antes de preparar sua bagagem, informe-se sobre o clima do país de destino para escolher o vestuário adequado.
Procure levar apenas uma mala para despachar e uma pequena, como bagagem de mão. Nesta, coloque uma muda de roupa, objetos de valor, artigos de higiene e medicamentos e sua leitura de bordo.
Se pretende fazer compras coloque uma mala vazia, pequena, dentro da sua bagagem.
Não se esqueça de levar somente o necessário.
Lembre-se que toda roupa que você levar deve ser o mais simples possível, pois você terá que lavá-la.
Para aqueles que vão ficar em dormitórios, o ideal é levar roupa de cama e banho.
Nunca aceite transportar bagagem ou pertences de pessoas que você não conhece.
Antes de viajar, declare os equipamentos eletrônicos que estiver levando na Receita Federal do aeroporto com o aparelho em mãos. Quem sai do Brasil só precisa declarar filmadoras e máquinas sofisticadas e caras. Se estiver levando equipamentos importados, ao chegar no aeroporto, consulte o posto da Receita Federal sobre a necessidade de registro.
Na volta, o limite que você pode trazer em compras é de US$500,00. Acima disto, você pagará imposto de importação.
Informe-se dos detalhes sobre os aspectos legais das bagagens na Receita Federal.

Ligações Internacionais

Ligações a cobrar no Brasil via Embratel são feitas através de um número diferente para cada país, com atendimento em português. Mais informações na Embratel pelo 0800 902000.
Caso você disponha de um celular, a Telesp Celular oferece o roaming internacional, pelo qual pode fazer e receber chamadas locais interubanas e internacionais, utilizando o próprio número, sem auxílio de telefonistas, com o pagamento de taxas correspondentes. Informações com Telesp Celular pelo 0800 102000.
Na Teletrim, única empresa brasileira que oferece o serviço de recados no exterior, o cliente pode solicitar a cobertura internacional até um dia antes da viagem. Informações com Teletrim pelo 0800 166166.
Os cartões telefônicos pré-pagos, você pode comprar antes de viajar ou mesmo nos EUA (em livrarias e supermercados).

Passagem

Confira todos os dados que estão no bilhete (data, horário, número do vôo, conexões, nomes dos aeroportos e das companhias aéreas) e leve o endereço do escritório da companhia aérea em que está viajando no país de destino.
Solicite à agência uma cópia de sua reserva aérea.
Tarifas promocionais têm restrições e alguns tipos de bilhetes não são reembolsáveis, caso não sejam utilizados.
É importante reconfirmar os vôos com antecedência mínima de 72 horas.
Verifique se as taxas de embarque estão incluídas. Caso não estejam, reserve dinheiro para pagá-las no aeroporto.
A apresentação do passageiro em aeroportos brasileiros deve ser, no mínimo, duas horas antes do horário do seu vôo. Em períodos de férias e de feriados prolongados, recomenda-se antecedência de três horas.
Observe se sua viagem tem conexão. Caso tenha, preste muita atenção nos aeroportos. Às vezes, o desembarque e o embarque são em aeroportos diferentes.
Cheque sempre as condições do trânsito para o aeroporto, principalmente nas grandes cidades.
Se o traslado não estiver incluído no pacote, é preferível tomar um taxi. Ônibus, trem ou metrô só com muita informação a respeito do percurso e do local onde descer.
Tire cópias de seu passaporte e visto, passagem aérea e traveller-checks. Deixe uma cópia com sua família e leve outra com você.
Antes de embarcar esteja certo de que você carrega todos os documentos de viagem em sua bagagem de mão.
Se você estiver perdido ou precisar de alguma informação, informe-se somente com os funcionários das companhias aéreas, dos balcões de informação ou do próprio aeroporto.
Se você tem até 26 anos ou é estudante de segundo ou terceiro grau no Brasil você pode comprar uma passagem de estudante com tarifas mais econômicas. Você precisará tirar a carteira de estudante ISIC ou a carteira de jovens GO25.

Segurança

Fique atento durante o tempo de espera em aeroportos, estações de trem ou terminais de ônibus. Mantenha sempre a bagagem sob vigilância constante, com especial atenção ao passaporte, cartão de crédito e dinheiro. Guarde-os em local seguro, de preferência em pochetes especiais.
Não peça para estranhos tomarem conta de seus pertences e nunca aceite levar ou trazer encomendas de desconhecidos.
Se algo acontecer vá ao posto policial mais próximo e conte o que aconteceu. Com a ocorrência em mãos, procure o Consulado Brasileiro e se o traveller-check foi roubado, vá ao banco com a ocorrência policial e o documento de seguro do traveller-check e peça restituição.
Anote e leve o endereço e telefone da representação diplomática brasileira no país de destino. Entre em contato com eles se seu passaporte for perdido, roubado ou extraviado.

Costumes do País

Use sempre o bom senso, maturidade e tolerância. Não se deve generalizar, julgando toda a população por causa de uma eventual atitude desagradável de alguém. É fundamental manter a mente aberta, sem preconceitos.
Não saia cumprimente as pessoas que você conhecer com beijinhos. Este é um costume latino que pode deixar os estrangeiros constrangidos.
Morando em casa de família ou em dormitório universitário, você é responsável pela limpeza e conservação de seu quarto. Havendo qualquer problema com a sua moradia, a primeira pessoa a ser procurada é o coordenador de seu programa.
No transporte, muitas escolas e universidades têm boas dicas para passes de ônibus e metrô mais baratos. Informe-se.
Na maioria dos lugares nos EUA e Canadá não é permitido fumar. Bebida alcoólica nos EUA só é permitida para maiores de 21 anos. No exterior as penalidades são rígidas e, dependendo do caso, pode até resultar em prisão.
Programe-se para aproveitar ao máximo e, além de estudar, fazer turismo.
Para alugar um carro nos EUA e Canadá só a partir dos 25 anos. Mas algumas locadoras alugam para quem tem entre 21 e 24 anos, cobrando algumas taxas adicionais. Se você tiver menos de 21 anos nem insista. A velocidade máxima permitida tem que ser respeitada, em alguns países é crime inafiançável.

Testes Internacionais

Certificados de Cambridge - Os Certificados de Cambridge são mundialmente reconhecidos. No teste básico de inglês, o candidato deve demonstrar conhecimento de inglês para "sobrevivência", tanto oral quanto escrito.
Certificado do Teste de Inglês Preliminar indica que seu portador tem aptidões orais e escritas para situações sociais e profissionais do dia-a-dia. O Primeiro Certificado em Inglês (FCE) é um exame de nível intermediário-superior, altamente valorizado pelo mercado de trabalho, que requer conhecimento de todas as facetas da língua. O Certificado de Inglês Avançado (CAE ou FCA) atesta que seu portador é competente e fluente em inglês. Este certificado é essencial para aqueles que desejam trabalhar ou estudar no exterior. O Portadores de CAE ou FCA podem obter registro legal como portadores como professores de inglês após terminar um curso universitário de metodologia.
Onde fazer:
em todas as unidades da Cultura Inglesa.

GMAT - O Graduate Management Admission Test (GMAT) é exigido pela maioria das escolas de administração. Consiste em questões de múltipla escolha e de capacidade verbal e matemática. O GMAT nunca é usado como o único indicador da competência do candidato, mas está cada vez mais sendo visto como o melhor.
Onde fazer: informe-se na Alumni ou no telefone de informações do Toefl (1) (443) 923-8160

GRE - O GRE (Graduate Record Examinations) mede determinadas capacidades de raciocínio verbal, quantitativo e analítico, importantes para realizações acadêmicas.
Onde fazer: informe-se na Alumni ou no telefone de informações do Toefl (1) (443) 923-8160

IELTS - O IELTS (International English Language Testing System) é amplamente reconhecido como um requisito de idioma para educação avançada e superior. Avalia a capacidade do aluno de estudar ou estagiar em inglês. Testa a capacidade de ler, escrever, falar e entender em contextos acadêmicos ou de treinamento geral.
Onde fazer:
entre em contato com o Conselho Britânico para maiores informações.

TOEFL - A pontuação do Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL) é necessária para admissão em mais de 2.400 faculdades e universidades. Além disso, órgãos governamentais, programas de bolsas de estudo e agências de licenciamento/qualificação usam o TOEFL para avaliar a proficiência em inglês.
Onde fazer: informe-se na Alumni ou no telefone de informações do Toefl (1) (443) 923-8160


TOEIC - O Teste de inglês para Comunicação Internacional (TOEIC) é reconhecido mundialmente como um meio altamente confiável e válido para se avaliar a proficiência geral em inglês. O teste não exige conhecimento especializado de vocabulário.
Onde fazer:
algumas empresas aplicam. Maiores informações, acesse o site do Toeic.

« Anterior | Topo | Próximo »

 

Home | Ajuda | Contato | Mapa do Site
Minha Carreira | Cursos | Financial Adviser


Copyright © Ascent Educação e Treinamento. Todos os direitos reservados.
e-mail: info@minhacarreira.com.br