MBA    
 

 Minha Carreira » Pós-Graduação e MBA » MBA

 O que é e como funciona
 Mercado
MBA no Brasil
 Investimento
 Como Escolher
 O Processo de Admissão
Livros preparatórios


O que é e como funciona

O MBA (Master of Business Administrator) é um curso voltado para quem pretende seguir uma carreira gerencial, em qualquer área ou setor.
O curso exige dedicação integral durante 2 anos (na maioria das escolas).
A cada semestre, em média, o aluno tem 5 matérias.
Existem matérias básicas para todos os alunos, geralmente no primeiro semestre ou no primeiro ano, que são: Contabilidade, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Comunicações, Planejamento Estratégico, Estatística, Microeconomia, Macroeconomia, Sistemas de Informação, Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão e muitas outras.
Depois de passar pelas matérias básicas, o aluno deve escolher as de sua área, ou continuar com o curso generalista, aprofundando-se mais nas matérias básicas.
O conteúdo geral consiste em uma imensa quantidade de informação, discussões, debates, trabalhos em grupo, simulações, estudos de caso, visitas técnicas, exercícios, provas e exames.


Mercado

Mesmo as grandes empresas brasileiras pioneiras estão patrocinando cursos de MBA no exterior para seus funcionários de alto potencial.
Houve uma grande proliferação de cursos de MBA pelo mundo, o que levou à diferenciação de acordo com a escola cursada.


MBA no Brasil
A carga horária é bem menor e há menos vivência e troca de experiências entre os profissionais/alunos.
Quanto ao conteúdo, o nível de informação é praticamente o mesmo.
Vantagem de ter custos bem menores do que em escolas do exterior.
Os mais conceituados são os oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas e pela FEA-USP

Investimento

A experiência de vida, adquirida durante o curso, amplia não só os horizontes culturais como também as relações interpessoais entre profissionais.
O custo de um curso de MBA é de aproximadamente 100 mil dólares.
Geralmente, o retorno do investimento é compensado em 4 ou 5 anos.
O retorno trazido por um MBA à empresa que o patrocinou não é algo tangível, que possa ser mensurado a curto prazo ou traduzido em resultados concretos, atribuíveis diretamente ao curso realizado. Por isso a dificuldade de se obter um sponsor ou patrocinador.
Uma preocupação comum a esses programas de patrocínio é o risco de perder os MBAs para o mercado.

Como Escolher

Hoje já existem mais de 1200 escolas americanas que oferecem esse diploma, além de 300 na Europa, mas a qualidade desses cursos é muito heterogênea, a ponto de justificar a existência de "Accreditation Agencies" - organismos especializados em avaliar a qualidade dos cursos de MBA. Porém, até as "Accreditation Agencies" proliferaram, o que confunde ainda mais as pessoas.
A Accreditation Agency mais famosa e mais respeitada entre as escolas de MBA é a AACSB, American Assembly of Collegiate Schools of Business.
Existem dois ranking que podem ser consultados com segurança: Business Week e US News.
A escolha não se deve basear somente na classificação da escola. Devem ser considerados: área que o candidato busca, a localização geográfica da escola, clima, custo de vida na região, preço das mensalidades, tamanho da classe, percentual de estudantes internacionais e o método de ensino adotado pela escola.

O Processo de Admissão

O ideal é que os preparativos sejam iniciados, pelo menos, quinze meses antes da data de início do curso.
Fases:
1) TOEFL - Teste de Inglês requerido para todos os estrangeiros que não tenham Inglês como idioma nativo. Recentemente, foi implantado o teste por computador. A escala de pontos é de 300 e o candidato deve fazer pelo menos 250 pontos.
2) GMAT - Teste específico para admissão em escolas de MBA, que mede habilidades de raciocínio verbal e quantitativo. É feito também por computador. Além dos testes de múltipla escolha, inclui duas redações. A escala de pontos vai até 800 e as melhores escolas exigem mínimo de 650.
3) Histórico Escolar - As notas obtidas no curso de graduação são cuidadosamente examinadas. É necessário enviar um original do histórico para a escola, junto com a respectiva tradução juramentada. Além disso, são também requeridas cópias (com tradução) do diploma, e informações sobre o sistema de notas e os critérios de aprovação, por parte da faculdade onde o aluno se graduou.
4) Histórico Profissional - Geralmente os alunos têm em média 4 anos de experiência, mas com 2 anos já é possível competir, desde que seja uma experiência relevante.
Idade - A média de idade nas boas escolas é de 27-28 anos.
5) Cartas de Recomendação - a maioria das escolas exige duas cartas de recomendação (em alguns casos, três), que são na verdade respostas a um questionário minucioso sobre detalhes da sua vida profissional e/ou acadêmica. De preferência, estas cartas devem ser escritas pelo seu chefe atual e/ou anterior, ou por um ex-professor, não importando aqui a patente de quem recomenda.
6) Entrevista - Embora não seja obrigatória na maioria das escolas, a entrevista é um importante fator de diferenciação entre os candidatos. Uma boa entrevista pode ser decisiva no processo seletivo, por isso, justifica-se um treinamento específico para esse fim.
7) ESSAYS - São redações (uma média de 4 ou 5 por escola) que você deve escrever sobre temas propostos.

Livros preparatórios para o MBA mais lidos:

Marketing yourself to the Top Business Schools (Wiley)
How to get into the right Business School (VGM)
Essays that worked for Business Schools (Fawcett Columbine)
Snapshots from hell: The Making of an MBA (Warner Books)
The MBA Advantage (Bob Adams, Inc.)
Top Business Schools (Prentice Hall)
The Best Business Schools (The Princeton Review)
Getting into Business Schools (Kaplan)
Business Weeks Guide to The Best Business Schools (Mc Graw Hill)
Which MBA? (Addison Wesley)

« Anterior | Topo | Próximo »

 

Home | Ajuda | Contato | Mapa do Site
Minha Carreira | Cursos | Financial Adviser


Copyright © Ascent Educação e Treinamento. Todos os direitos reservados.
e-mail: info@minhacarreira.com.br